18 de jan. de 2014

Ciência comprova poder da meditação contra ansiedade e depressão

De acordo com matéria do Globo Online, a Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão. A prática de 30 minutos diários da técnica ‘mindfulness’ atenua os sintomas das doenças:
Trinta minutos diários de meditação podem atenuar sintomas de ansiedade e depressão, segundo uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.
- Várias pessoas fazem meditação, mas não é uma prática terapêutica tradicional – diz o professor Madhav Goyal, que liderou o estudo publicado na revista “JAMA”. – Em nosso estudo a meditação parece aliviar sintomas de depressão e ansiedade com os mesmos resultados dos antidepressivos relatados em outros trabalhos.
Os pesquisadores avaliaram o grau de mudança desses sintomas em pessoas que tinham uma variedade de condições médicas, tais como insônia ou fibromialgia, embora apenas uma minoria tivesse sido diagnosticada com doença mental.

Goyal e seus colegas descobriram que a chamada meditação mindfulness – uma técnica budista de atenção plena – também teve sucesso no alívio da dor e do estresse.
Para realizar a sua revisão, os pesquisadores analisaram 47 ensaios clínicos feitos até junho de 2013, com 3.515 participantes, envolvendo meditação e vários problemas de saúde física e mental, incluindo depressão, ansiedade, estresse, insônia, uso de drogas, diabetes, doenças cardíacas, câncer e crônica dor.

Leia mais clicando aqui.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo
Anuncie